O Brasil é um grande mercado produtor e consumidor de projetos voltados para as mídias digitais. a economia criativa e o mundo corporativo mobilizam esforços e recursos significativos na elaboração de websites, portais, aplicativos, publicações digitais, exposições interativas, games, enfim, ações que se propagam pelo meio digital ou que se utilizam cada vez mais dos conceitos e experiências que vivenciamos em nossos computadores, telefones e tablets. de acordo com o censo da ABRADI, associação brasileira de agências digitais, as mais de 700 agências digitais, espalhadas por todo o brasil, faturaram 2,2 bilhões de reais em 2012.
BRIO intro from BRIO on Vimeo.
vivemos imersos nesta revolução de práticas e costumes onde a internet se torna cada vez mais onipresente e nem sempre conseguimos avaliar corretamente o que se passa no olho deste furacão. ainda não está totalmente claro para profissionais e estudantes envolvidos na produção de aplicações e conteúdo para as mídias digitais o tamanho e a importância deste mercado. projetos complexos ainda são confundidos com ações que poderiam ser executadas por amadores ou curiosos. muitas vezes ainda, contratantes e compradores, pela falta de conhecimento específico, não valorizam o desenvolvimento de projetos para mídias digitais, assim não remunerando de acordo os esforços de planejamento e execução necessários a esta atividade.
as mídias digitais apresentam uma série de novas possibilidades de comunicação, educação e entretenimento que nem sempre são devidamente exploradas. muitos projetos na web ainda são tributários do que foi desenvolvido para o meio analógico e deixam de lado as especificidades trazidas pelos bits e bytes. não adianta converter o layout de cmyk para rgb, é necessário que se explore as novas possibilidades de expressão para se atingir uma produção digital de excelência.
embora possamos encontrar várias iniciativas similares no exterior, o brasil carece de uma premiação que norteie e balize a produção de projetos para mídias digitais. algo que sirva como parâmetro tanto para aqueles que produzem como para aqueles que contratam estes serviços. uma chancela que valide o que de melhor foi produzido a cada ano e possa contribuir para o amadurecimento deste mercado. o prêmio brasil digital vem preencher esta lacuna e conta com o seu apoio para colocarmos o nosso país na vanguarda do desenvolvimento e do design digital.
o prêmio brasil digital – BRIO
o prêmio brasil digital irá premiar a cada ano os melhores projetos para mídias digitais, buscando valorizar a excelência em design e desenvolvimento. ao contribuir para uma melhor compreensão da complexidade de cada projeto, dos seus prazos e possíveis custos, procuramos incentivar o mercado a investir mais e melhor em projetos para plataformas digitais.
mobilizando todos os envolvidos nas diversas etapas de planejamento, execução e disponibilização de aplicações digitais buscamos valorizar boas práticas profissionais e iniciativas criativas, reverberando estes valores nas redes e meios de comunicação. assim, estimulamos uma produção de melhor qualidade, a formação de mão de obra qualificada e a integração dos diversos atores da cadeia de produção.
esta premiação deve atingir e sensibilizar designers, desenvolvedores, engenheiros, agências, estúdios, hosts, empresas e empresários contratantes, público consumidor, gerando assim uma comunidade que possa discutir e amadurecer conceitos e ideias sobre a produção digital brasileira para nos colocar nos mais altos patamares de qualidade e inovação no cenário mundial.
via BRIO » apresentação.
One reply on “Inscrições abertas para o prêmio Brasil digital – BRIO”
[…] BRIO (Brazil Digital Design Awards) shortlist 2013 is out with 29 projects in the categories of websites, mobile applications, […]