Categories
Design Readings

Inscrições abertas para o prêmio Brasil digital – BRIO

o prêmio brasil digital irá premiar a cada ano os melhores projetos para mídias digitais, buscando valorizar a excelência em design e desenvolvimento. ao contribuir para uma melhor compreensão da complexidade de cada projeto, dos seus prazos e possíveis custos, procuramos incentivar o mercado a investir mais e melhor em projetos para plataformas digitais […]

O Brasil é um grande mercado produtor e consumidor de projetos voltados para as mídias digitais. a economia criativa e o mundo corporativo mobilizam esforços e recursos significativos na elaboração de websites, portais, aplicativos, publicações digitais, exposições interativas, games, enfim, ações que se propagam pelo meio digital ou que se utilizam cada vez mais dos conceitos e experiências que vivenciamos em nossos computadores, telefones e tablets. de acordo com o censo da ABRADI, associação brasileira de agências digitais, as mais de 700 agências digitais, espalhadas por todo o brasil, faturaram 2,2 bilhões de reais em 2012.

BRIO intro from BRIO on Vimeo.

vivemos imersos nesta revolução de práticas e costumes onde a internet se torna cada vez mais onipresente e nem sempre conseguimos avaliar corretamente o que se passa no olho deste furacão. ainda não está totalmente claro para profissionais e estudantes envolvidos na produção de aplicações e conteúdo para as mídias digitais o tamanho e a importância deste mercado. projetos complexos ainda são confundidos com ações que poderiam ser executadas por amadores ou curiosos. muitas vezes ainda, contratantes e compradores, pela falta de conhecimento específico, não valorizam o desenvolvimento de projetos para mídias digitais, assim não remunerando de acordo os esforços de planejamento e execução necessários a esta atividade.

as mídias digitais apresentam uma série de novas possibilidades de comunicação, educação e entretenimento que nem sempre são devidamente exploradas. muitos projetos na web ainda são tributários do que foi desenvolvido para o meio analógico e deixam de lado as especificidades trazidas pelos bits e bytes. não adianta converter o layout de cmyk para rgb, é necessário que se explore as novas possibilidades de expressão para se atingir uma produção digital de excelência.

embora possamos encontrar várias iniciativas similares no exterior, o brasil carece de uma premiação que norteie e balize a produção de projetos para mídias digitais. algo que sirva como parâmetro tanto para aqueles que produzem como para aqueles que contratam estes serviços. uma chancela que valide o que de melhor foi produzido a cada ano e possa contribuir para o amadurecimento deste mercado. o prêmio brasil digital vem preencher esta lacuna e conta com o seu apoio para colocarmos o nosso país na vanguarda do desenvolvimento e do design digital.

o prêmio brasil digital – BRIO

o prêmio brasil digital irá premiar a cada ano os melhores projetos para mídias digitais, buscando valorizar a excelência em design e desenvolvimento. ao contribuir para uma melhor compreensão da complexidade de cada projeto, dos seus prazos e possíveis custos, procuramos incentivar o mercado a investir mais e melhor em projetos para plataformas digitais.

mobilizando todos os envolvidos nas diversas etapas de planejamento, execução e disponibilização de aplicações digitais buscamos valorizar boas práticas profissionais e iniciativas criativas, reverberando estes valores nas redes e meios de comunicação. assim, estimulamos uma produção de melhor qualidade, a formação de mão de obra qualificada e a integração dos diversos atores da cadeia de produção.

esta premiação deve atingir e sensibilizar designers, desenvolvedores, engenheiros, agências, estúdios, hosts, empresas e empresários contratantes, público consumidor, gerando assim uma comunidade que possa discutir e amadurecer conceitos e ideias sobre a produção digital brasileira para nos colocar nos mais altos patamares de qualidade e inovação no cenário mundial.

via BRIO » apresentação.

By Itamar Medeiros

Originally from Brazil, Itamar Medeiros currently lives in Germany, where he works as VP of Design Strategy at SAP and lecturer of Project Management for UX at the M.Sc. Usability Engineering at the Rhein-Waal University of Applied Sciences .

Working in the Information Technology industry since 1998, Itamar has helped truly global companies in multiple continents create great user experience through advocating Design and Innovation principles. During his 7 years in China, he promoted the User Experience Design discipline as User Experience Manager at Autodesk and Local Coordinator of the Interaction Design Association (IxDA) in Shanghai.

Itamar holds a MA in Design Practice from Northumbria University (Newcastle, UK), for which he received a Distinction Award for his thesis Creating Innovative Design Software Solutions within Collaborative/Distributed Design Environments.

One reply on “Inscrições abertas para o prêmio Brasil digital – BRIO”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.